-
Arquitetos: HARDDECOR ARCHITEKTUR
- Área: 93 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Christian Fröhlich
-
Fabricantes: Artemide, Blanco Sinks, Cadwork, HARDDECOR ARCHITEKTUR, Thonet Vienna
Descrição enviada pela equipe de projeto. A antiga torre de escalada no espaço externo do acampamento "Wienerbruck", no maior parque natural da Baixa Áustria "Ötscher Tormäuer", foi remodelada em 2021. Johanna Digruber e Christian Fröhlich, que dirigem conjuntamente o estúdio HARDDECOR ARCHITEKTUR em Viena, transformaram o terreno baldio da torre em uma "sala de aula suspensa", abrindo novas possibilidades para a mediação da natureza. O edifício, que havia se tornado inútil, representa assim a mudança de paradigma - afasta-se da cultura do espetáculo em direção a uma sociedade do conhecimento.
No interior da torre, há uma oficina e um arquivo de artefatos naturais com uma altura de dez metros, com conexão direta ao jardim através de um terraço em frente. A torre de escadas foi estendida em um nível e agora permite o acesso a um interior abrigado e a um terraço com vista para a conhecida montanha "Ötscher".
O programa da torre adaptada remonta às estruturas do jardim tal como existiam no paisagismo do século XIX. Os chamados folies ("pontos de exclamação arquitetônica") geram atenção através de sua aparência e assombro devido à sua usabilidade. Os folies são considerados como uma expressão de ideias desejáveis que se tornaram forma - principalmente na relação entre o homem e a natureza. A natureza muitas vezes aparentemente sem função destas estruturas situadas entre a arte e a arquitetura coloca seu entorno em uma relação estética com a natureza.
A antiga torre de escalada torna-se uma "sala de aula suspensa" e abre novas possibilidades de mediação da natureza em uma oficina ao ar livre, rodeada por um pomar com antigas variedades de frutas. O novo espaço educacional no parque natural é destinado especificamente aos "aprendizes" e está disponível para todos os visitantes que optarem por um programa de mediação.
*”Form, Follies, Function" ("Forma, follies, função") é um jogo irônico de palavras de Hans Hollein sobre o significado das chamadas follies arquitetônicas. Ao fazer isso, ele torce foneticamente o famoso ditado de Louis Sullivan: "Form follows Function" ("A forma segue a função").
Johanna Digruber e Christian Fröhlich dirigem o estúdio HARDDECOR ARCHITEKTUR em Viena desde 2008. Seu portfólio inclui arquitetura, arte e mídia. Eles criam naturezas artificiais e espaços de arte natural. Arquitetura/arte é pesquisa e experimentação: "Aquele que não entende nada além de química nem sequer entende química". (G. C. Lichtenberg)